segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cenário do filme Predador, sede do Pan convive com herança de Schwarzenegger e cia


O Brasil foi um predador em Puerto Vallarta, subsede dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Foram oito medalhas de ouro (cinco na vela, duas no vôlei de praia e uma no triatlo). Talvez o desempenho brasileiro tenha sido inspirado por um outro predador, que fez sucesso nos anos 80. Afinal, a estância turística recebeu as filmagens de O Predador, de 1987, e até hoje tem isso como herança.
O set principal, que recebeu Arnold Schwarzenegger, seus soldados boinas verdes e até um extraterrestre, é distante do centro. Por culpa das recentes chuvas, o caminho quase não pode ser feito por um carro normal. São muitos buracos, grandes pedras e até três pequenos “riachos” no meio do trajeto. Em alguns momentos há resquícios de um caminho bem feito de concreto, mas são só resquícios.

O abandono se explica: o famoso restaurante que promove a presença de Schwarzenegger e companhia fechou há dois meses. Mas a choupana que abrigou turistas durante tanto tempo está de pé. Afinal, ela também abrigou os guerrilheiros guatemaltecos que o ex-governador da Califórnia foi escalado para enfrentar na tentativa de encerrar um suposto sequestro.

Mas a visita até o lugar ainda vale, e muito. Para os fãs do filme, a grande recompensa está logo na chegada. Ao descer o primeiro lance de escadas, o turista se depara com os destroços de um helicóptero dos boinas verdes. E acima dele está o prêmio principal: uma réplica em tamanho real da criatura que matou inúmeros soldados norte-americanos no filme e fez Schwarzenegger, ou Major Dutch, iniciar uma longa caçada.

A quantidade de palmeiras que marcam tal batalha também continua vasta. A queda d’água de onde Schwarzenegger em determinado momento do filme sai exausto antes de ser encontrado pelo temido predador ainda embeleza o cenário. Tudo está incrustado em uma densa floresta.

Choupanas, escadas e contornos naturais estão intactos. Por outro lado, também estão todas as sobras do restaurante que se tornou ponto turístico durante anos. Mesas, guarda-sóis com marcas de cerveja, cardápio, placas em espanhol e inglês. Tudo misturado. Os painéis mais importantes trazem fotos de Schwarzenegger e seus companheiros de aventura contando a história do filme.

A fita, e por consequência o local, têm uma particularidade: dois governadores norte-americanos e um candidato a tal contracenaram por lá. Além de Schwarzenegger, governador da Califórnia durante sete anos, Jesse Ventura, governador por Minesotta, e Sonny Landham, candidato ao governo de Kentucky, interpretaram sargentos em O Predador.

No último final de semana, Puerto Vallarta virou sinônimo de medalhas de ouro para o Brasil no Pan. Foram cinco na vela, uma no vôlei de praia masculino e uma no triatlo. No entanto, há poucos mais de 20 anos, o clima estava bem mais tenso e explosivo perto dali.

Por:Alexandre Sinato
Em Puerto Vallarta (México)
Fonte: UOL

Nenhum comentário: